6 Meses de Leonor

6 Meses de Leonor

Acabou assim o meu mês em casa de licença com a Leonor. A mamã I. regressou ao trabalho e foi a minha vez de “ver o que custa”, como dizia ela. Acredito que tenha sido a altura ideal para ficar em casa, tendo em conta o que estamos a viver, infelizmente, com esta pandemia. Foi ótimo para recarregar baterias, energias e praticar o #FicaEmCasa. Mas, o melhor de tudo, foi mesmo estar em casa todos os dias na altura em que introduzimos a sopa, frutas e, mais recentemente, a papa à Leonor. Pedi aqui no meu instagram para me fazerem algumas perguntas e confesso que fica difícil responder a todas num único post, mas vou tentar ir ao encontro das que recebemos com mais frequência.

  • A Licença Parental (que nós gostamos de chamar só de Licença de Maternidade, tendo em conta que só existem mamãs aqui)

Como num casal de pai e mãe, nós também temos direito à licença parental exatamente nos mesmos termos. Ficou definido, no requerimento que entregamos na Segurança Social, que a Isabel (a mãe que engravida) ficaria de licença os 5 primeiros meses e a Daniela ficaria de licença nos 15 primeiros dias após o parto, mais  os restantes 10 dias dentro da licença da Isabel, e ainda o 6º mês completo.

  • A Creche

Em Leiria tem sido caótico para encontrar creches e infantários. Sendo IPSS, privados ou amas não conseguimos vagas. E em algumas até fizemos pré-inscrição na gravidez!!! Contudo, e por decisão de ambas, resolvemos ficar com a Leonor em casa e aguardar que entre na escola em Setembro, quando tiver 1 ano. Não será, de todo, fácil conciliar com os turnos do trabalho, mas havendo essa alternativa é algo que queremos fazer pois acredito que, quem tenha essa oportunidade, certamente também escolheria viver o primeiro ano de vida do seu filho sem interrupções!

  • Genética

Quanto às parecenças, não restam dúvidas: TODA EU! O óvulo era meu e por isso o material genético está lá. E não quero associar quaisquer características ao dador, por isso dizemos que ela é igual a mim (e é mesmo) mas tem ali alguma coisa a puxar a Isabel: o tom claro da pele, os olhos esverdeados ao sol e, sem sobra de dúvida, o mau feitio! Sim, porque a Leonor já começa a mostrar a personalidade e o que aprendeu durante os 9 meses na barriguinha da mamã Isabel.

Pediram-me também receitas e dicas sobre a alimentação e por isso decidi que na próxima semana farei uma publicação aqui com algumas receitas novas que temos feito para a Leonor agora nos 6 meses (assim também começo a partilhar convosco mais coisas aqui no blog, que eu confesso que tenho saudades de escrever sem limites).

Não se esqueçam de meterem o vosso e-mail ali ao lado onde diz “SUBSCREVER” para que recebam a notificação sempre que publicarmos um novo artigo.

Daniela

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: